A peregrina e a futura esperança

 


A vida em um mundo caído conta com vislumbres da doce graça de Deus, como a Sua glória manifestada na criação e parte de Seus atributos comunicados à humanidade - ainda que corrompidos pelo pecado. Contudo, em um mundo onde há a presença do pecado e do diabo, infelizmente não acharemos apenas beleza.

 

Nesta vida podemos ter como certo que enfrentaremos muitos males, como aflições, dores, dificuldades, fraquezas, faltas, marcas, traições, decepções e perdas. Ainda que vivamos nos protegendo e nos precavendo de todo o mal, ele é inevitável à nossa condição e certamente já nos acometeu, acomete e acometerá. A verdade é que a vida aqui é rodeada de aflições, sejam elas internas e/ou externas.

 

Mas, além do mal, uma outra marca negativa dessa vida é a sua brevidade, efemeridade, volatilidade. A nossa vida passa, bem como tudo o que dela faz parte, e isso ninguém pode negar ou conter. Os homens buscam, freneticamente, saciar a fome e sede de seu interior em coisas terrenas - pessoas, fama, aplausos, dinheiro e bens - mas não poderão escapar da liquidez e volatilidade destas coisas. Estes falsos deuses podem ser perdidos, podem acabar e, indubitavelmente, passarão. São fracos, impotentes e insuficientes.

 

 

DIANTES DOS MALES, UMA ESPERANÇA

 

Então, de um lado, temos a face dolorosa da vida; do outro, temos a face efêmera, incerta e insuficiente. O que fazer? Para onde ir? Há como ter esperança? Há como viver plenamente? Há como ter a garantia de um futuro? (...) Para todas essas angustiantes e viscerais perguntas, a resposta está contida em apenas uma pessoa: Cristo Jesus.

 

O lugar para satisfazer o anseio do coração não poderia ser aqui, pois aqui não há segurança, estabilidade e dimensão suficiente. Esse lugar só poderia ser em uma Rocha firme e inabalável, capaz de sustentar o homem sem mudanças, oscilações ou instabilidade. O Senhor é essa Rocha, Ele é a nossa Rocha! O Deus Todo-Poderoso, em quem não há variação, mutabilidade, obscuridade, insuficiência e cansaço. Nele, sim, podemos repousar! Só Nele temos a garantia de uma vida e um futuro, e então podemos viver cheios de esperança na peregrinação.

 

 

ESPERANÇA PRESENTE E FUTURA

 

Observem o que Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreve em 2 Coríntios 5:1,2:

 

“Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas. Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial”

 

Enquanto estamos neste mundo, queridas irmãs, sofremos diante da presença da maldade e dos falsos ídolos. O nosso ser geme, clama, roga, pela nossa habitação eterna, onde o mal não mais haverá, onde, enfim, teremos pleno descanso. Por isso, diante do nosso clamor e gemido interior, devemos nos revestir de perseverança e fé, mantendo sempre os olhos fitos na esperança que nos espera.

 

Um dia receberemos tudo o que o nosso ser anseia, tudo o que a nossa alma espera, em um lugar onde não haverá mais morte, tristeza, choro e dor, pois a antiga ordem já terá passado. Nada mais afligirá a nossa alma, não precisaremos suportar mais nenhum mal, tudo será bem e paz! E então desfrutaremos de perfeita plenitude para sempre em nosso descanso e gozo eterno.

 

Minhas queridas, somos chamadas a viver pela fé nesta esperança do porvir. O nosso Senhor e Salvador, nos convoca a CRER, pois Ele foi preparar lugar para nós e virá nos buscar (Jo 14:1-3)! É bem certo que viveremos lutas e dores durante a peregrinação, mas podemos enfrentá-las com perseverança e esperança devido à promessa de vida eterna que sobre nós repousa. Mas não apenas lá, desde agora o favor do Senhor já nos acompanha. Há graça para ser revelada em nosso futuro, mas também há graça agora, para o nosso hoje. Observem com atenção as palavras do nosso Senhor em Sua oração ao Pai, em João 17.3:

 

“Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

 

Em partes, já temos usufruído da vida eterna, pois já temos conhecido e experimentado do nosso Deus. Já desfrutamos da vida abundante que há Nele, já tivemos e temos tido nossa fome e sede interior saciadas. Viveremos este processo de conhecimento até chegarmos à eternidade, e ao chegarmos lá, poderemos, então, conhecê-Lo assim como somos conhecidas.

 

Ou seja, a graça que recebemos aponta, sim, para o futuro, mas desde já, desde agora, ela nos abençoa com vida plena e abundante. Temos razões futuras para nos alegrar, mas também temos razões hoje e agora, para vivermos uma vida de satisfação e esperança em nosso Senhor.

 

Estamos em Suas mãos e estaremos eternamente em Suas mãos, e durante esse caminho que percorremos até a eternidade, podemos contar com a fidelidade do nosso Deus, que nos levará em segurança até lá!

 

 

A CHEGADA À ETERNIDADE E A ALEGRIA CRISTÃ

 

Observem as palavras do apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, sobre a herança que recebemos em Cristo Jesus:

 

“Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.” (1 Pedro 1:5-6)

 

Este texto nos garante que, mediante a fé, nós somos protegidas pelo poder de Deus até alcançarmos a herança que está guardada nos céus para nós. Por meio da fé, ELE é quem nos conduzirá até lá, protegidas pelo Seu poder - e nisso exultamos!

 

A herança eterna já nos foi garantida! O nosso Senhor a conquistou e nos garante que chegaremos à casa do Pai, protegidas pelo poder de Cristo, mediante a fé. Nisso bradamos de alegria, nisso nos alegramos e celebramos com o nosso viver, ainda que soframos por um pouco de tempo na peregrinação aqui. A mais profunda alegria que podemos ter está nas bênçãos eternas, e essa alegria ninguém pode nos roubar. É uma alegria que não passa, não muda e não pode ser perdida, pois nos foi garantida e está segura em Cristo Jesus.

 

Neste lugar não nos falta e nunca nos faltará regozijo. Mesmo em meio à mais dura aflição, a nossa alma pode repousar na certeza, imutabilidade e segurança que há em Cristo Jesus. Por isso Paulo conseguia viver contente em toda e qualquer situação; por isso ele, mesmo preso, escreve para nos alegrar. A razão é: Cristo! Ele é o nosso tesouro, a nossa Rocha, a pérola de grande valor, a mais verdadeira alegria do nosso coração!

 

Cristo é como uma estrela brilhante e solitária em meio ao céu de uma noite escura. O ponto chave que cativa o nosso olhar e nos faz ver beleza e esperança, mesmo que ao nosso redor haja escuridão. Nele a nossa alma se apega e é segura e feliz! Desde agora e para sempre.

 

 

CONCLUSÃO

 

Minhas queridas, que o Espírito Santo nos guie nestas verdades e que possamos, incansavelmente, pregá-las ao nosso coração, pois nelas está a nossa vida, a nossa esperança e o nosso futuro!

 

Nesta vida somos apenas peregrinas, embaixadoras do Reino Eterno, cooperadoras de Deus. Que possamos contar os nossos dias para alcançar um coração sábio, um coração que entende a brevidade e finitude da peregrinação, e que por isso busca remir o seu tempo, vivendo cada dia, em todas as coisas, para a glória de Deus.

 

Além disso, que também possamos viver a nossa peregrinação exultando de alegria na esperança do porvir, sabendo que as palavras que ouvimos do Senhor são verdadeiras e dignas de confiança (Apocalipse 21:5). A vida abundante que temos experimentado hoje, em nossa carne, está guardada para nós de forma plena e completa na Eternidade, de modo que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, aquilo que Deus tem preparado para nós no porvir. Alegrai-vos!

 

  

Que Deus, em Cristo, nos abençoe.

 

Com amor,

 

Millena Leal

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.