O Senhor te diz: Seja valente!

22:16


Você já leu a história de Josué? Frequentemente, ele é reconhecido por ter características relacionadas à valentia, força, liderança. Sabemos que Josué tinha pela frente uma grande missão em sua vida: levar o povo de Deus até a Terra Prometida. E toda esta incubência ainda era acompanhada pela responsabilidade de suceder Moisés. Imagino que o temor e o tremor se apossou do coração de Josué. Ele havia experienciado o que Deus realizou durante os anos vividos no deserto, viu com os próprios olhos o agir de Jeová de dia e de noite. E, agora, o mesmo Deus havia o colocado à frente de uma importante obra.

 

“O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num: “Seja forte e corajoso, pois você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi sob juramento, e eu mesmo estarei com você”. (Deuteronômio 31:23).

 

Notoriamente, Josué era um valente homem preparado para liderar e enfrentar inúmeras batalhas, mesmo assim, ele diversas vezes foi ordenado pelo próprio Deus a ser forte e corajoso. Podemos ver que somente no capítulo 1 do livro de Josué o Senhor ordena tais palavras três vezes:

 

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados”. (Josué 1:6)

 

“Somente seja forte e muito corajoso!...” (Josué 1:7)

 

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. (Josué 1:9)

 

Assim como Josué, nós também temos muito trabalho a fazer enquanto estamos aqui na terra. Deus também confiou obras em nossas mãos. A nossa maior missão em vida é glorificar a Deus e nos deleitar Nele em tudo o que fazemos.¹ Então, você é chamada para honrar a Deus através das obras que Ele lhe confiou, em todos os lugares em que esteja inserida. Eu não sei se você foi chamada para glorificar o Senhor como profissional liberal, como mãe, esposa, filha, amiga, discipuladora, missionária, professora, etc. Eu sei que em tudo você deve tributar honra a Deus e deleitar-se Nele. E, saiba que em todas estas coisas o nosso Deus te ordena: seja valente.

 

Nós precisamos de força e coragem diariamente, inclusive para nos levantarmos da cama. Nós necessitamos de um motivo para nos despertarmos todas as manhãs e para realizarmos as obras a nós confiadas. Imagino que todas aquelas ordenanças de Deus a Josué serviram como um constante lembrete para aquele servo. Todos os dias, suponho, Josué levantava e lembrava que o Senhor o mandara ser forte e corajoso - ser valente. Aquelas palavras serviam como ânimo para ele. Nós também precisamos de ânimo.

 

Mesmo sabendo que devemos glorificar ao nosso Pai em todas as coisas que fizermos, muitas vezes o desânimo e a covardia nos perseguem e deixamos de lado as obras que Deus nos confiou. Ou, muitas vezes, as fazemos sem alegria e sentido. Por isso, nós como guerreiras dependentes, também devemos lembrar da ordem para sermos corajosas e fortes. Somos guerreiras dependentes porque nós temos total certeza de quem precisamos para ter força e coragem, e para prosseguirmos em direção ao que o Senhor tem para nós.

 

De onde vem essa força e essa coragem? Ainda no primeiro capítulo de Josué, Deus nos dá pelo menos duas fontes que produzem coragem e força para o seu guerreiro dependente. Para ser forte e corajoso, Josué deveria obedecer a lei, falar e meditar sobre ela, pois só assim ele seria íntegro perante o seu Deus e diante do que Ele lhe ordenou. Além disso, o próprio Deus firmou com o seu servo uma promessa de estar com ele sempre. As fontes de coragem e força de Josué eram a Lei de Deus e a presença Dele. Essas mesmas fontes estão presentes em nossa vida.

 

Se apegue à Palavra. Esteja imersa nela. Ela é luz para os seus caminhos (Salmo 119:105) e só através dela você se manterá pura (Salmo 119:9) e será bem sucedida em seus afazeres. A Palavra do nosso Deus te limpa (João 15:3) e te guia, ela te mantém no prumo. Uma cristã verdadeira terá seu coração apaixonado pelas palavras da Lei e se deleitará nela (Salmo 1). Não se desvie dessa Palavra, não a perca de vista, não busque em outras fontes a coragem e a força que somente será encontrada nela. Não se atreva a pensar que longe dela você achará vida. Além disso, esteja sempre contente, entendendo que o seu Senhor está ao seu lado e nunca se apartará de você. A alegria do Senhor é a tua força (Neemias 8:10). O que se torna mais necessário do que tais fontes? Absolutamente nada.

 

Deus não nos deu obras grandiosas para efetuarmos e nos deixou alheias a Ele. Pelo contrário, Ele nos deu grandes obras e não nos abandonou, mas nos faz valentes pela força de sua Palavra e de seu Poder. Por isso, mulher, acorde pela manhã lembrando de que você é valente, cheia de força e coragem, porque o seu Deus te fornece ambas todos os dias. Levante-se e viva as obras grandiosas que o Senhor colocou sob sua responsabilidade. Avante, guerreira dependente!

 

O medo se vai quando

Ouço a voz do alto me dizer:

Sê valente, sê valente!”²

 

Hellen Juliane

____________________

1 Catecismo Maior de Westminster. Disponível no link: http://www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismomaior_westminster.htm

 2 Sê Valente! Marcos Almeida. Disponível no link:https://www.letras.mus.br/marcos-almeida/se-valente/

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.