Não despreze os encontros


Em seu ministério terreno, o Senhor Jesus demostrou uma atitude relacional com pessoas, através de encontros com várias delas, muitas vezes diferentes entre si, pôde deixar marcas gravadas em seus corações. Um dos encontros do Mestre que tem me chamado a atenção nesses últimos dias foi o da mulher samaritana.

 

Humanamente falando, ela tinha todos os motivos para não ter a dádiva de se encontrar com o Mestre - era mulher, de uma região desprezada pelos judeus, Samaria. Havia se envolvido com vários casamentos no decorrer de sua vida, além de ser tida como impura por ser samaritana.

 

A narrativa apresentada pela perspectiva de João nos mostra que Jesus foi propositalmente até o encontro dessa mulher (Jo 4:4). Ele escolheu passar por Samaria, os judeus preferiam ir pelo percurso mais longo para evitar passar por aquele lugar. Ele parou próximo ao poço onde ela ia cotidianamente e a aguardou ali, no mais alto calor do dia. Jesus viu além do que os homens enxergavam. Ele viu uma mulher necessitada da graça, que se escondia de todos pela vergonha que tinha, visto que sempre ia buscar água por volta de meio-dia, numa hora que não era comum à comunidade. Ela não queria ser encontrada, não queria ser vista,  assim, não seria julgada.

 

O Senhor Jesus estava cansado da viagem e sentado junto ao poço se depara com ela, logo lhe pede água. Ela, espantada, questiona o fato dele dirigir-lhe a palavra, visto que era samaritana. Ali se inicia uma conversa que iria mudar toda a história daquela mulher. Ela encontrou o Messias tão aguardado, o Deus encarnado que a enxergava quando ninguém mais a via.

 

Quantas vezes nos sentimos invisíveis no meio da multidão? Quantas vezes, assim como a mulher samaritana, tentamos nos esconder em nossos relacionamentos para não sermos julgadas? Ainda que ninguém nos veja, o Senhor nos vê. Ele nos enxerga no meio da multidão. Ele contempla a nossa caminhada e deixa tudo para passar em nossa Samaria, vir ao nosso encontro e marcar nossas vidas por completo.

 

"Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?” (Jo 4:28-29)

 

A mulher samaritana se tornou uma missionária em potencial. Ela deixou o seu cântaro de água por lá mesmo e foi até a cidade contar a todos o que havia ouvido do Mestre e muitos samaritanos creram Nele por causa do testemunho dela. 

 

"E disseram à mulher: Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”. (Jo 4:42)

 

Muitas vezes queremos nos esconder, mas Deus quer fazer algo através de nós. Ele deseja nos usar como instrumentos propagadores de Seu Reino, através desses vasos frágeis de barro ele pode evidenciar um tesouro inestimável (II Co 4:7). Para isso, o Senhor nos propicia encontros, com pessoas específicas, em lugares e em momentos específicos. Não despreze os encontros. Não desconsidere as oportunidades do dia a dia que Ele te concede.  Assim como Jesus, precisamos enxergar as pessoas com o olhar da graça e estender o amor que recebemos Dele para nossos relacionamentos.

 

Acima de tudo, que não desprezemos nossos encontros com Ele. Uma pessoa que se encontra com Jesus não é mais a mesma. E cada vez que nos relacionamos com Ele, mais somos transformadas. Algo em nós é deixado para trás para que algo Dele seja incrementado em nós. O Senhor é aquele que tem interesse em mudar nossas histórias, aprimorar nossas vidas e nos tornar melhores. O mesmo poder que transformou a história da mulher samaritana está operando em nossas vidas para que por meio de pessoas comuns como nós, em suas vidas comuns, o Senhor evidencie algo sobre Ele e seja glorificado.


Thayse Fernandes

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.