Suas necessidades apontam para Deus



A autossuficiência é um aspecto inerente e exclusivo do ser divino. Algumas de suas definições: "que tem a capacidade de viver sem depender de outrem; independente"; "que se basta a si próprio"; "que não precisa de apoio, ajuda, auxílio...". Não conseguimos entender em sua totalidade o que é ser autossuficiente por que vivemos em uma realidade totalmente oposta: temos necessidades; sejam físicas, emocionais, intelectuais ou espirituais. O tempo todo estamos precisando de algo ou alguém e isso nos confirma que somente Deus é autossuficiente.

 

Algumas pessoas acreditam que ao criar o mundo o Senhor estava fazendo um favor a si mesmo, preenchendo alguma lacuna de seu ser. Porém, Deus nunca precisou de nada. Ele é completo em si mesmo eternamente. Assim era antes de tudo existir, e por continuar não precisando de nada que a única razão para Ele continuar nos mantendo vivas é a Sua graça.

 

Algumas pessoas acreditam que o Senhor precisa de nossa adoração. Todavia, Ele não precisa! O Senhor não necessita que O louvemos para se sentir importante, ou que O amemos para se sentir amado. Ele simplesmente é Deus independente de nossa adoração. Isso nos traz segurança e descanso, porque imagina se o Senhor precisasse de algo vindo de nós? Nós que somos tão falhas e limitadas! Não poderíamos arcar com tamanho peso. A escritora Jen Wilkin aborda sublimente sobre isso em seu livro "Incomparável"¹ (livro que você não pode deixar de ler nessa vida):


"Louvado seja Deus porque seus planos não dependem da minha fidelidade, sua alegria não gira em torno do meu bom comportamento, sua glória não precisa das minhas realizações. Eu vivo tropeçando, seguindo os meus próprios planos e tramando meus próprios objetivos, ocasionalmente, oferecendo a ele a reverência que lhe é eternamente devida. Ele não se perturba nem é prejudicado pela minha inconstância. Ele se agrada de ser glorificado, seja através de mim ou apesar de mim, mas não precisa nem um pouco de mim."

 

O Senhor não precisa nem um pouco de mim, mas eu preciso totalmente Dele! Ele nos criou com necessidades que apontam para a fonte de onde podemos ser satisfeitas, e Ele é a fonte!

 

"Deus os criou com necessidades, para que, em sua insuficiência, pudessem se voltar para a fonte de tudo o que é necessário, reconhecessem sua necessidade e lhe adorassem [...] Deus, em sua infinita sabedoria, nos criou precisando dele."¹


Encare suas necessidades como lembretes de que você não é autossuficiente e que precisa de Deus. Somente Ele pode satisfazer nossas necessidades. Ele disse que era o pão que sacia nossa fome (Jo 6:48), a água que sacia nossa sede (Jo 7:37), a luz que nos tira das trevas (Jo 8:12), a vida que  nos permite viver (Jo 11:25-26). O Senhor se interpõe metaforicamente como fatores primordiais de nossa existência para nos mostrar que existem necessidades mais profundas que só podem ser preenchidas Nele.

 

Ele que não precisa de mim é a fonte de tudo o que eu preciso. Ele que não precisa de nada me ama de tal maneira que se mostra a mim todos os dias de maneira abundante. Deus é uma fonte inesgotável e tudo o que Ele criou é uma manifestação de sua abundância, não de suas necessidades. E podemos ser abundantes Nele.

 

Como está a sua satisfação em Deus? Você pode dizer que tem experimentado dessa fonte inesgotável ou vive como se ainda lhe faltasse alguma lacuna de sua vida a ser preenchida, alguma coisa que falta para se sentir plena? Busque ao Senhor com toda a sua alma, Ele não está distante de nós.

 

"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!" (Tg 4:8)

 

Ele é um Deus que está todo disponível, não tem como entender tamanha graça quando levamos em consideração que Ele é autossuficiente. Todavia, Ele nos ama de tal maneira que nos promete que se O buscarmos se aproximará de nós. Ele não apenas se aproximará, como também nos dará tudo o que precisamos. Existe felicidade plena e verdadeira satisfação, nós encontramos Nele.  Busquemos ao Senhor, amadas irmãs, e vivamos a cada dia plenamente realizadas!


Thayse Fernandes

_____________________

¹ WILKIN, Jen. Incomparável: 10 maneiras que Deus é diferente de nós (e por que isso é algo bom). São José dos Campos, SP: Fiel, 2017.


Um comentário:

Tecnologia do Blogger.