Deixe-se afetar


Se existe algo que nos assusta é a tal da vulnerabilidade. Não queremos sentir a sensação de estarmos vulneráveis. A vulnerabilidade nos desmonta, retira-nos a comodidade e, cá entre nós, nada pior do que sentir incômodo. Talvez tenha sido esse o tipo de pensamento que o levita e o sacerdote tiveram quando se depararam com o moço jogado pelo caminho (Lucas 10:25-37). Por que parar, apoiar, cuidar, gastar tempo, importar-se, entrar na vulnerabilidade de outrem, deixar-se afetar? O levita e o sacerdote não pararam no meio da estrada, fugiram do incômodo que uma situação vulnerável traz. Talvez tenham alimentado os seus corações duros com o pensamento: “Mas, aquilo não era da minha conta.”

 

Por que relutamos em nos importar? Por que somos apressadas em tecer inúmeros comentários em relação aos problemas que conseguimos visualizar nesse mundo, mas demoramos ou até mesmo não nos deixamos afetar de maneira prática com a necessidade e o sofrimento das pessoas? Sempre que converso com os meus amigos sobre como o cristão deve se deixar afetar com a dor, o problema e a necessidade do próximo, eu me lembro de duas pessoas. Uma delas é Neemias. Ele era copeiro do rei e certo dia ouviu péssimas notícias acerca da condição de seus irmãos israelitas. Mesmo vivendo de maneira confortável, Neemias se deixou afetar e, assim como o seu nome sugere, (Neemias = consolo, confortado por Deus) decidiu ser instrumento de consolação para o seu povo (Neemias 1-2). Nem sempre ser um instrumento de consolação irá trazer apenas riso no rosto. Primeiro, Neemias chorou e orou profundamente perante o Senhor (Neemias 1:4-11). Ele se importou, sentiu a dor, saiu de sua zona de conforto, foi incomodado pelos problemas de outrem e entrou numa atmosfera rodeada de vulnerabilidade. Nosso irmão Neemias poderia simplesmente ter recebido a notícia acerca do sofrimento do povo de Israel e ter se entristecido muito, mas não ter feito absolutamente nada? Sim. Porém, ele preferiu agir. Ele sabia que pertencia a um Deus que intervém, e assim procedeu. Por isso, Neemias foi usado pelo Senhor não apenas para reconstruir os muros de Jerusalém, mas também para reaproximar o povo do seu único Deus. Tudo isso porque ele se deixou afetar.

 

Alguém maior que Neemias (e que todas nós) se importou e se importa continuamente com aqueles que sofrem. O nosso Senhor Jesus sempre se comovia, afetava-se e agia pelo próximo. Ele é o nosso maior exemplo de amor sacrificial. Quantas histórias poderíamos aqui relatar nas quais o nosso Amado Salvador agiu misericordiosamente? Com certeza a sua história também poderia estar aqui, minha irmã. As inúmeras situações humanas afetam a Jesus. Foi por isso que Ele curou e cura tantas pessoas. Ele restaurou o coração de Pedro e também o nosso. Encontrou Paulo na estrada para Damasco. Chorou quando Lázaro se foi. E morreu ressurgindo ao terceiro dia, realizando o que nunca poderemos realizar por conta do nosso próprio pecado. O nosso Senhor se importa, Ele se coloca à disposição, Ele não acha as nossas conversas chatas, mas nos espera no poço para conversar. Esse é o nosso Deus. Ele vê,  deixa-se afetar e age.

 

Irmã, não perca a oportunidade de realizar o bem. Inspire-se na história de Neemias quando ele mesmo soube que o próprio Deus havia colocado em seu coração a vontade de agir em prol do povo e pôs as mãos à obra (Ne 2:11). Quantas vezes sentimos o Espírito Santo nos impulsionando para a estrada de Jericó, onde há pessoas em sofrimento necessitando do nosso amor prático e simplesmente preferimos pegar o atalho da tranquilidade e comodidade? Amada, não ignore o que Deus está falando agora com você. Lembre, não existem coincidências e acasos. Deus é proposital. Você está lendo esse simples texto porque o Pai te ama e está trabalhando em seu coração. Ele está te transformando para que você se pareça cada vez mais com o Filho Amado.

 

Vamos relembrar o que o homem samaritano fez (Lucas 10:25-37).

 

“Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.” (Lucas 10:33-34)

 

Ele estava ocupado em meio a uma viagem. Mas, a Bíblia nos relata que esse homem se aproximou e começou a cuidar daquele pobre moço desconhecido. O bom samaritano rapidamente entrou na vulnerabilidade que aquela situação exalava. Eu tenho total certeza que muitas pessoas já apareceram em sua vida e que Deus lhe deu muitas oportunidades para cuidar, para se afetar,  importar-se e amar sacrificialmente. Talvez algumas dessas oportunidades foram silenciadas pelo seu coração temeroso, preocupado e ocupado. Mas, hoje o Senhor Jesus te faz lembrar do coração amoroso e disposto a intervir que Ele possui, do nosso irmão Neemias que não silenciou a voz de Deus em seu coração e agiu, e da parábola que nos ensina que o nosso próximo pode ser qualquer pessoa e diz:

 

“Vá e faça o mesmo.” (Lucas 10:37)

 

Hellen Juliane

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.