Esforce-se em direcionar o seu coração


Quem nunca escutou o seguinte conselho: “ouça o seu coração”? Porém, creio que a maioria também já ouviu falar acerca das armadilhas que caímos quando nos dispomos a ouvir nosso próprio coração. Refletir acerca disso me leva a pensar no texto de Provérbios 23:12, que nos aconselha:

 

"Aplique seu coração à instrução e seu ouvido às palavras de conhecimento" .

 

Outra vez, vemos também em Provérbios 22:17: 

 

"Incline seu ouvido, e ouça as palavras do sábio, e aplique seu coração ao meu conhecimento".

 

Aqui, ao contrário do conselho inicialmente comentado, nos é apresentado algo mais útil, o modo como precisamos realmente tratar o nosso coração.

 

Percebemos que ao longo da Palavra de Deus somos advertidos a não deixarmos nossos corações descontrolados, pois, ao fazermos isso, estaremos sujeitos aos maus pensamentos, às imoralidades sexuais, aos roubos, homicídios, adultérios, às cobiças, maldades, ao engano, à devassidão, inveja, calúnia, arrogância e insensatez (Marcos 7.21-23).

 

Portanto, nossos corações precisam ser direcionados e disciplinados para o que é verdadeiramente bom e agradável. Temos que direcioná-los ao invés de segui-los cegamente, para isso, precisamos aplicar a disciplina ao coração e orientar os ouvidos para o conhecimento.

 

A direção a qual o autor de provérbios nos aconselha é a seguinte: "aplique-se ao ensino e ouça as palavras do conhecimento”. Mas, o que seria esse aplicar? Seria o mesmo que “pôr em prática, adaptar, acomodar”. Dessa forma, o verso nos encoraja a colocar em prática e ouvir tudo aquilo que as Palavras de entendimento do Senhor nos ensinam a fazer.

 

Então, de que forma poderemos direcionar nossos corações de modo que venhamos a aplicar, ouvir e viver conforme a Palavra de Deus?

 

Primeiramente, é necessário que desejemos isso, pois o desejo levará ao esforço. Devemos nos mover em busca de conhecimento e oportunidades de crescimento. Não adianta apenas concordarmos com aquilo que está sendo dito a nós por meio da Bíblia, é necessário que nos esforcemos para reservar um tempo a fim de contemplar e meditar profundamente sobre as verdades que nos foram ditas. É preciso abrirmos mão da preguiça e esforçar-nos fielmente a fim de buscarmos estratégias que nos levem a comportamentos de mudança.

 

Nos esforçamos para acordar cedo e ir trabalhar ou mesmo nos esforçamos para sacrificar nosso tempo para preparação de um concurso, provas ou desejos por melhores condições de vida. Isso é normal, mas tão mais importante é que tenhamos o nosso esforço e compromisso em sermos mudados pela palavra de Deus.

 

Em segundo lugar, a instrução é: esteja atento às palavras de conselhos, repreensões e exportações que nos são dadas. Busque ouvir atentamente e considere avaliar as verdades que lhes forem ditas. É importante que estejamos abertos a mudanças e preparados para ajustar nossos entendimentos distorcidos sobre nós mesmos e o mundo, a fim de que sejamos capazes de entender as palavras de Deus. Em Provérbios o escritor sabe que "o caminho de um tolo está certo a seus próprios olhos, mas um homem sábio ouve conselhos" (Provérbios 12:15). Assim, devemos direcionar nossos corações para a sabedoria de receber humildemente instruções de Deus e de outros (Provérbios 1:7).


Terceiro, devemos ter cuidado com as paixões que turvam os nossos olhos e buscarmos pela sobriedade em todo nosso proceder, assim, escaparemos das armadilhas pecaminosas. Para isso, evite as armadilhas trazidas pelo dinheiro, as tentações sexuais, a avareza, a dependência química ou quaisquer outros desejos incontroláveis. Devemos direcionar nossos corações para reconhecer o poder forte e sedutor que essas armadilhas exercem e fazer o que for necessário para escapar delas.

 

Por fim, a direção que é a mais valiosa e que deve orientar todo o nosso coração é a de que devemos seguir o nosso Bom Pastor. Direcione seu coração para se deliciar com o Senhor. Deleite-se em Sua presença Gloriosa, pois quanto mais fizermos isso, mais iremos amar o  "o que for honroso, o que for justo, o que for puro, o que for adorável, o que for louvável" (Filipenses 4:8).”

 

Kelly Balbino 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.