A alegria de pertencer


A busca pela felicidade é considerada um direito da humanidade. Todo o ser humano tem o direito de buscar aquilo que o deixa feliz. A questão que se torna importante agora é: o que nos deixa feliz? Com o que o nosso coração se alegra? A alegria é sinônimo de bem estar, deleite, regozijo. São muitas as coisas que podem nos proporcionar essas sensações. Como por exemplo, uma pizza de bacon ou uma corrida observando o pôr do sol. O que falar então de encostar os pés na beira mar e sentir as espumas da água? O abraço do filho, o carinho de um amigo, acordar cedo e ir trabalhar. A lista pode ser bem maior. Talvez você já experienciou algumas dessas sensações, inclusive outras. Mas, um questionamento parece invadir a nossa mente: e se uma dessas coisas falharem? Se nenhuma dessas experiências forem constantes ou suficientes? De fato, elas não são.

 

Nós queremos sentir alegria diariamente e de forma constante. Não estamos erradas por desejar tal coisa. O nosso maior erro é esperar que a verdadeira alegria seja apenas encontrada nas coisas da terra. Quando afirmo isso, não estou dizendo que não podemos usufruir daquilo que é terreno e que realmente provoca em nós um grande deleite e bem estar. Contudo, não podemos esperar demais daquilo que não é eterno. Muitas vezes, colocamos demasiada esperança naquilo que não é capaz de nos trazer um regozijo perpétuo. Não há possibilidade alguma de algo inconstante e temporal nos trazer a alegria eterna.

 

Quando penso em contínua alegria lembro do Senhor. O nosso Pai é fonte inesgotável de regozijo. Deus é Lugar seguro. Neste Lugar eu sou feliz mesmo estando triste. Nele eu encontro deleite eterno. Minhas irmãs, não há outro lugar e não há nada aqui que nos traga delícias e plena alegria. Quando tudo falha e nos desaponta, conseguimos sentir-nos felizes, pois permanecemos enxertadas no Amado.

 

“Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos.” (Habacuque 3:17-19)

 

“Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente.” (Salmos 16:11)

 

Como somos agraciadas, minhas irmãs. O nosso relacionamento com o nosso Amado é o motivo da nossa alegria. É simplesmente a alegria de pertencer a Ele. Somos propriedade, povo e rebanho do nosso Deus e isso enche o nosso coração da mais genuína felicidade. A nossa alma se regozija pois o Pai nos amou primeiro. Quando o Senhor invade o nosso falho e inconstante coração lembrando-nos que nada pode nos separar do seu amor, não importa a luta interna ou externa que enfrentemos, os nossos lábios o louvam alegremente.

 

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:35,38-39)

 

Não são poucos os gritos que tentam ensurdecer-nos e falar-nos que a alegria pode ser encontrada caso caminhemos pelas veredas que o nosso coração deseja. Mas, a minha oração hoje é que esse barulho seja silenciado em nosso coração, pois confiamos e pertencemos ao Único que é o motivo da nossa alegria. Minha amada irmã, permaneça no Senhor e entenda que aquilo que é temporal de fato terminará, porém o que temos em Deus não esgotará, inclusive a nossa alegria de pertencer a Ele.

 

“Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (João 15:9-11)

 

Tais promessas do nosso Senhor Jesus despertam em mim gratidão. Sirvamos a Deus com a plena certeza de que Ele nos fez povo seu e é por isso que somos alegres (Sl 126:3).

 

“Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres.” (Salmos 100:2)

 

Hellen Juliane

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.