Não tire as sandálias

 

Falar sobre missões sempre é uma das coisas que mais me deixa entusiasmada e confrontada. Trata-se de um tema que provoca em mim muito zelo e temor. Após tantos anos me debruçando acerca dos propósitos de Deus em relação às missões, hoje gostaria de compartilhar com você, leitora, um pouco do que o Senhor está me ensinando ultimamente. Para isso, faço um convite para que pense um pouco sobre a história relatada no capítulo 5 a partir do versículo 17 do livro dos Atos dos Apóstolos.

 

O contexto do capítulo 5 de Atos mostra o avanço que o Senhor estava proporcionando à Igreja naquele momento. Muitos estavam crendo em Cristo através das palavras ensinadas pelos apóstolos e dos sinais e maravilhas que acompanhavam os seus ensinamentos. Pessoas estavam sendo curadas e libertas, o que provocou inveja nos líderes da época. Rapidamente encontraram uma maneira de prender os apóstolos. Contudo, eles foram libertos por um anjo do Senhor, o qual os ordenou que pregassem.

 

Talvez agora seja um momento de pararmos e refletirmos um pouco sobre a história até aqui. Pedro e os outros discípulos foram presos devido ao sentimento de inveja nutrido pelo sumo sacerdote e os seus companheiros. Porém, aqueles homens não fizeram nenhum mal, estavam tão somente  cumprindo o que o nosso Deus havia ordenado. Provavelmente, enquanto estavam na prisão, eles recordaram juntos o que o Senhor Jesus já havia dito que iria acontecer. Quando foram libertos pelo anjo, não desobedeceram acovardados e cheios de medo foram se esconder, pelo contrário, no pátio do templo continuaram a pregar.

 

“Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome. Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho. ” (Lucas 21:12-13).

 

Conseguimos ver no capítulo 5 de Atos o cumprimento do que Jesus disse em Lucas 21. A oportunidade de testemunhar sobre a Luz do mundo, mesmo em dias que parecem mais escuros. Os apóstolos continuaram. E a história segue. Aqueles líderes enviaram guardas para encontrar os discípulos. Estes guardas os acharam pregando no pátio do templo e os levaram perante o Sinédrio. Após algumas indagações por parte dos líderes religiosos, Pedro e os outros discípulos ali presentes levantaram voz e com ousadia falaram uma verdade que precisa estar ancorada em nossos corações:

 

“É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” (Atos 5:29).

 

Com certeza essa verdade estava ancorada nos corações daqueles simples homens, de tal maneira que foram impulsionados a continuar ousadamente e a entregar as suas vidas, enxergando-as como não preciosas, mas como oferta sempre disponível para que o Guia as conduza da maneira que deseja. Muitas vezes, o nosso Pastor nos leva por caminhos que não parecem bem iluminados, às vezes, os dias são nublados. As nuvens estão tão carregadas que não conseguimos imaginar que o Sol está ali. Mas, ele está.   

 

Os líderes de Israel se enfureceram a ponto de desejarem matar os apóstolos. Porém, um homem chamado Gamaliel levantou ali muitas ponderações e convenceu aqueles homens furiosos a não matarem os evangelistas. Decidiram, então, açoitá-los e libertá-los (Atos 5:33-40). Os versículos 41 e 42 constrangem muito o meu coração:    

 

“Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.” (Atos 5:41-42).

 

Sempre que leio esse texto eu avalio a minha conduta diante de Deus e os motivos que muitas vezes levanto como legítimos para desistir da chamada. Quais são os motivos que você está alegando para dizer “não” ao que o Senhor Jesus te confiou? Eu já pensei alguns: “Senhor, muitas pessoas podem pregar melhor do que eu” ou “Deus, eu não consigo. Eu não me acho digna de tal serviço”, ou ainda, “Não me sinto emocionalmente bem, talvez esse seja o momento exato de desistir.” Talvez algum desses pensamentos já tenham passado pela sua mente. Mas, há algo que Deus está me ensinando em meio às minhas fraquezas. O Senhor pode usar as circunstâncias da minha vida como testemunho para o avanço do seu Reino. Eu não posso parar de falar sobre Ele porque os dias estão mais tristes. Eu não posso deixar de pregar sobre Aquele me salvou mesmo que existam outras milhares fazendo o mesmo. Eu não posso tirar as sandálias e deixar de ir. Não tire as suas sandálias porque alguém bateu forte a porta quando você tentou falar de Cristo para ele. Não tire as suas sandálias porque alguém te desapontou ou errou com você.

 

Os apóstolos não tiraram as suas sandálias, mas insistiram em pregar que Jesus é o Cristo.  Apesar de todo o sofrimento, dos açoites e humilhações, eles conseguiram vivenciar alegria genuína, pois o sofrimento que passaram não foi em vão, o próprio Deus estava gerando frutos. O Senhor estava sendo conhecido por conta disso, eles não pararam, porque sabiam que o trabalho não era em vão e entendiam que foram criados para este propósito. Não podiam parar de testemunhar d’Aquele a quem viram, contemplaram e tocaram. Assim como João expressou:

 

“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam - isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco.” (1 João 1:1-3).

 

Não deixe que as circunstâncias ruins tirem de você a alegria imensurável de participar daquilo que Deus está fazendo entre as Nações trazendo-as para Si mesmo. Sim, Ele está trabalhando. Continue..

 

“Não se aflija como se Deus não tivesse um propósito evangelístico nisso. Confie em sua sabedoria de permitir o que aconteceu. Calce os sapatos da prontidão, da preparação de ir em frente com o evangelho mesmo durante os tempos de maiores provas em sua vida. Não tire seus sapatos de preparação achando que os reveses não têm nenhum propósito evangelístico. Jesus disse que essas coisas acontecem como oportunidades para que o testemunho cristão seja dado.” (John Piper).¹

 

“Ouço a voz que está a nos chamar

Os campos estão prontos pra colher

É hora de deixar tudo pra trás

Ao mestre pela fé obedecer.” (Projeto Sola).²

 

Hellen Juliane

 _________________

1 Piper, John. Evangelização e Missões: Proclamando o Evangelho para a alegria das nações. São José dos Campos, São Paulo: Fiel, 2018.

2 Campos - Projeto Sola. Encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=ny_kiJsMR0U

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.