Quando seremos influentes?

 


Essa é uma pergunta que fez parte das minhas orações de forma frequente. Como ser influente? Como influenciar uma geração tão difícil e com princípios tão distorcidos como a nossa? Como ser influente de maneira individual e como comunidade cristã?

 

Estudando o livro de Atos, nos deparamos com uma igreja que era muito influente. A palavra do Senhor diz que eles "contavam com a simpatia de todo o povo" (Atos 2:47). Esta igreja, formada por alguns homens que caminharam com Jesus, foi influente de tal forma que deste pequeno grupo de irmãos o evangelho foi pregado e se expandiu de maneira que chegou até nós hoje!

 

Existiu um homem nesta igreja que muito tem me chamado a atenção, cujo nome era Filipe. A primeira vez que ele é citado no livro de Atos é no capítulo 6, no momento em que é feita a instituição dos diáconos, em razão de haver contendas quanto à distribuição diária para as viúvas. É decidido então que deveriam ser separados homens específicos para cuidar disso e que esses homens deveriam ter as seguintes características: ter boa reputação, ser cheios do Espírito Santo e de sabedoria (Atos 6:3). Filipe foi um desses homens.

 

Em outro momento, quando tem início a primeira perseguição da igreja, os irmãos foram obrigados a deixar Jerusalém e foram dispersos.

 

"Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra" (Atos 8:4)

 

Filipe chegou à Samaria e a palavra nos relata que ali as multidões atendiam unânimes ao que ele falava, os espíritos imundos saíam gritando em alta voz, muitos foram curados e houve grande alegria naquela cidade! Houve grande alegria em Samaria porque ali estava um homem cheio do Espírito Santo.

 

Assim, retorno à nossa pergunta inicial: Como seremos influentes? Muitas vezes, estamos de um lado para o outro buscando as melhores estratégias, os melhores livros, os melhores palestrantes, as melhores ideias. Todas estas coisas são válidas, porém, todos esses acessórios sem o principal, nunca serão eficazes. O amor por missões e o desenvolvimento da obra missionária estão totalmente interligados com o nosso amor a Cristo.

 

Quando não amamos a Cristo, não amamos missões. Quando temos um comprometimento fraco com Cristo, seremos fracos quanto ao nosso compromisso com missões. Portanto, como seremos influentes? Buscando ao Senhor, amando a Ele de todo o nosso coração, sendo servas obedientes e humildes, tendo uma retidão interna, um coração sincero (pois é isso que o Senhor busca), sendo assim, nossa pregação não será composta de meras palavras vazias, nossas obras não serão estratégias traçadas apenas por nossas mãos e por nosso intelecto, mas o Senhor nos usará com autoridade e verdade, estaremos atentas e seremos obedientes Sua voz para pregar a Sua palavra.

 

O que sustentava o apóstolo Paulo em sua vida e ministério? O que fazia com que ele continuasse apesar de tudo o que sofreu como ele mesmo fala:

 

“São ministros de Cristo? (falo como fora de mim). Eu ainda mais: em trabalhos, muitos mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos entre os gentios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.” (2 Coríntios 11:23-28)

 

Sem dúvida, seu amor por Cristo era o que o sustentava. Quando seremos influentes? Quando basearmos nossas ações, nosso ministério e nossa vida em um amor sincero por Cristo e em uma dependência total Nele. Portanto, que venhamos a buscar antes de todas as coisas, amá-lo, conhecê-lo e obedecer a ordem que Ele deixou aos discípulos que estavam com Ele na passagem do evangelho de Mateus 28:19-20 e que perdura até os nossos dias:

 

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filhos, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardas todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.”

 

 Ruth Brito


Ruth congrega na Igreja O Brasil para Cristo no bairro da Bela Vista, em Campina Grande - PB. É graduada em Direito e líder de Missões no estado da Paraíba.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.