O cântico dos anjos: glória a Deus e paz entre os homens


"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". (Lc 2:14)


Lendo esse versículo e tentando compreendê-lo mediante seu contexto, fiquei extasiada diante de tamanha profundidade. O maior acontecimento de toda a história humana estava acontecendo, a ardente expectativa de tantos homens e mulheres que aguardavam ansiosamente a vinda do Messias prometido havia finalmente se cumprido. Jesus nasceu para prover para o seu povo um futuro e uma esperança!


Natal! Confesso que essa é a minha época do ano predileta. Gosto do brilho das luzes, da alegria que redunda nas mesas fartas e nas famílias reunidas, aprecio a comunhão, o amor e a festa que acompanha o Natal. Porém, para nós, cristãos, essa época possui uma alegria ainda mais significativa. A grande alegria que acompanha o Natal consiste em entender que o Deus excelso desceu e habitou entre nós, assumindo nossa natureza, vivendo a nossa vida e morrendo a nossa morte, concedendo-nos  gratuitamente Nele todas as riquezas e bênçãos espirituais eternamente.


Não tem como conhecer essas verdades e ficar inerte numa época como o Natal. Os anjos, que são os emissários de Deus a fim de cumprir seus desígnios, foram encarregados de transmitir as boas novas do nascimento do Filho de Deus e fizeram isso com celebração e um gozo indizível. Um exército de anjos louvava a Deus pela sua obra no mundo. Perceba que os anjos estavam glorificando a Deus pela sua obra realizada entre nós, seres humanos!


Quem foram os destinatários dessa mensagem tão gloriosa, enviada por Deus através dos anjos? O texto de Lucas nos mostra que foram os pastores. Sobre isso, Hernandes Dias Lopes comenta:


“Pastores não desfrutavam de boa reputação naqueles dias. Não eram considerados fidedignos e não lhes era permitido dar testemunho nos tribunais. Pertenciam a uma classe desprezada. Os fariseus os caracterizavam como ladrões e enganadores, igualados aos publicanos e pecadores. Os pastores eram considerados plebe que desconhece a lei. Eram privados da honra dos direitos civis. Mas Deus vira a mesa e fere a soberba dos grandes da terra, enviando o anjo para dar a melhor e maior notícia do mundo, de primeira mão, não aos reis, nem mesmo aos escribas e sacerdotes, mas aos pastores.”¹

 

Sabe o que eu aprendo de antemão com isso? Que o Messias prometido não veio para as melhores classes sociais, autoridades ou pessoas importantes somente, mas para o pobre, o fraco, o excluído, o vulnerável... pessoas como eu e você. Não importa a nossa posição social, nosso poder aquisitivo ou nossa influência no mundo, Deus veio até nós através daquele bebê, para nos mostrar que nunca foram os nossos meios nem os nossos méritos, mas a sua bondade e graça. Isso não é maravilhoso?

 

Os pastores ficaram aterrorizados com o brilho da glória do Senhor que os cercou, aos que foram acalmados com as palavras do anjo que dizia:

 

“Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo.” (Lc 2:10)

 

O medo seria dissipado ao perceberem as boas novas que lhes estavam sendo comunicadas. Sobre isso, Timothy Keller escreve:

 

“Na verdade, há uma palavra grega correspondente no texto bíblico. Literalmente, o anjo diz: ‘Não temam. Percebam com seus olhos. Pois estou lhes narrando o evangelho’. Esse é o princípio – veja, e não terão medo. Se reservar algum tempo para compreender (ver) o que está na mensagem do evangelho, ela afastará o medo que tem dominado e obscurecido sua vida. A ponto de lhe permitir ver de fato – fixar os olhos em, contemplar apreciar, internalizar, regozijar-se em – o evangelho, a ponto de os temores de sua vida serem destruídos [...] O anjo está dizendo: ‘Quer alívio de todo o seu medo? Veja! Olhe para o Natal. Veja o que ele fez.’” ²

 

Precisamos parar e ver. Contemplar tudo o que Deus fez  por nós e descansar em nosso Salvador. Assim, nossos medos serão dissipados. Ele é o nosso Deus Emanuel (Mt 1:23) - não há motivo para ter medo. Podemos encarar o Natal com regozijo, pois representa a mensagem do evangelho, poderosa para destruir todos os nossos temores. 

 

Essa mensagem grandiosa comunicada aos pastores seria “para todo o povo”. Pessoas de todas as faixas etárias, classes sociais, etnias, povos, tribos, línguas e nações podem ser alcançadas através dela (Ap 5:9, 7:9-11). E tudo isso produz glória ao nome do Senhor.

 

Os anjos então cantam a Ele com grande alarido: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor." (Lc 2:14). A glória é de Deus porque toda iniciativa partiu Dele. O Natal existe por Ele, por meio Dele e para Ele.

 

“Os anjos não estão se gloriando no homem e seus méritos, mas em Deus e sua graça.”³

 

E eles queriam que toda a criação louvasse a Ele! O Natal não é sobre nós, mas sobre Deus, e tudo isso produz glória ao seu eterno Nome. Mas, também o Natal é para nós. Para os pecadores que caminhavam sem esperança perdidos em suas transgressões. Para os que foram quebrados pelo pecado, que são fracos e impotentes demais para se salvarem, para aqueles pelos quais Deus derramou a sua graça. A estes, Ele deu a sua paz.

 

“A paz é: (a) reconciliação entre Deus e o homem; (b) a serena certeza do crente de que ele tem participação nessa reconciliação. Quanto mais sinceramente os homens louvam a Deus pela salvação que ele realizou, mais também possuem esta paz.”³

 

Percebemos que Deus concede paz aos homens a quem mostra sua benevolência, aos quais glorificam ao Deus da paz pela sua graça, e quanto mais O glorificam, mais possuem a sua paz.

 

Deus não precisa agir entre nós, mas suas ações em nós através da graça lhe produzem glória. Ele não precisa que O glorifiquemos, mas deseja isso, porque quanto mais O glorificarmos, mais encontraremos a felicidade e a paz de que tanto necessitamos. Sendo assim, podemos nos juntar ao coro dos anjos e dos pastores e cantar com alegria os feitos poderosos do Senhor entre nós, celebrando e expressando para todos o verdadeiro sentido do Natal. Os pastores cantam, os anjos cantam, a criação canta. Você deseja cantar também?

 

"Cantem ao Senhor um cântico novo, cantem ao Senhor, todas as terras. Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome; proclamem a sua salvação, dia após dia. Anunciem entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. Porque o Senhor é grande e digno de ser louvado, mais temível do que todos os deuses." (Sl 96:1-4)

 

 

Thayse Fernandes

 _____________________

 

¹ LOPES, Hernandes Dias. Lucas: Jesus, o homem perfeito. São Paulo: Hagnos, 2017.

 

² KELLER, Timothy. O natal escondido: a surpreendente verdade por trás do nascimento de Cristo. São Paulo: Vida Nova, 2017.

³ HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento: Lucas Vol. 1. Cultura Cristã, 2003.



 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.