Uma convocação à lembrança


Enquanto eu passava pela fase final da dissertação do mestrado, tive que enfrentar alguns altos e baixos espirituais, físicos e mentais. Havia dias tão desafiadores devido à cobrança que enfrentava para finalizar a pós-graduação, que parecia que as dificuldades não teriam fim. Lembro de dias em que eu imaginava cenários terríveis, nos quais eu não conseguiria ser aprovada, além das lembranças de situações anteriores da minha vida em que eu padecia de alguma derrota.

 

Contudo, eu busquei ao Senhor e lutei contra o desânimo por meio do exercício da lembrança dos grandes feitos do Senhor sobre a minha vida. Olhar para trás e recordar as bênçãos derramadas sobre mim não apenas me tirava do estado de desânimo, como também aumentava minha fé e esperança no futuro. A lembrança do que Ele já havia feito me ajudava a seguir em frente.

 

Acredito que a maioria de nós já passou por situações semelhantes, com um bombardeio de sentimentos que trazem à memória uma torrente de lembranças e preocupações. Muitas vezes, a memória esquece o que preferimos lembrar e se lembra do que preferimos esquecer. Nesses momentos, precisamos recordar os grandes feitos de Deus.

 

A respeito desse tema da lembrança, vemos ele sendo constantemente trazido por Moisés no livro de Deuteronômio. Em alguns momentos vemos Moisés buscando fazer com que o povo lembrasse do que o Senhor havia feito de modo que não esquecesse que Deus os havia tirado da terra do Egito, da casa da servidão (Deuteronômio 6:10–12). Em outro momento,  Moisés suplicava ao povo "cuide e guarde a sua alma diligentemente, para que não se esqueça das coisas que seus olhos viram e para que não se afastem do seu coração todos os dias da sua vida" (Deuteronômio 4:9). Esse apelo de Moisés mostra que ele sabia que o povo tinha a memória fraca. Mesmo com todo o cuidado de Deus, afundaram-se em idolatria, murmuraram e criticaram Deus e Moisés.

 

Assim também é a nossa mente. No momento do desânimo esquecemos das coisas que o Senhor já fez e acabamos tropeçando no caminho que Ele se agrada que vivamos. Nesses momentos, precisamos lembrar daquilo que Ele já fez em nossas vidas e, ao nos lembrarmos de seus grandes feitos, nossa resposta será a adoração.

 

Desse modo, convido você a buscar construir memórias de fácil acesso, construindo um memorial que te permita lembrar do que o Senhor já fez. Você pode começar guardando em um local algumas fotos, versículos ou escrever memórias de fé que possam servir de recordação para que na hora da dúvida, tristeza, medo ou desânimo possa acessá-lo. Ao fazer isso, busque meditar nessas lembranças e orar pedindo ao Senhor mais fé de modo a te fazer seguir em frente.

 

Por fim, busque pensar em quais passos você pode tomar para manter os grandes feitos e a fidelidade de Deus frescos em sua mente. Busque fazer isso dizendo a si mesma “Deus esteve comigo no passado, por que não estaria comigo agora?” Até aqui me ajudou o Senhor, como diz a palavra (1 Sm 7.12), então Ele continuará me abençoando.


Kelly Balbino


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.