“Ensina-nos a contar os nossos dias”: uma reflexão no Salmo 90

 


Há uns meses venho meditando no Salmo 90. Uma curiosidade sobre ele é que foi escrito por Moisés, um grande homem de Deus. Dentre os vários ensinamentos contidos neste salmo, podemos perceber que ele nos leva a ter um correto entendimento sobre quem Deus é e sobre quem nós somos.

 

Moisés inicia aludindo sobre a eternidade de Deus.

 

"Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e tu formasses a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus." (Sl 90:1-2)

 

Ele tinha convicção de que o Senhor é Deus eternamente, mesmo antes de existir a terra e o mundo. Esse Deus que tem sido o refúgio na vida de seus filhos, ao longo das gerações. Entram reis e saem reis, entram potestades, governos, soberanias, etc, mas tudo passa. O Senhor não, Ele tem sido o mesmo desde sempre. O tempo não é um fator que preocupa Deus, pois Ele tem o tempo em suas mãos, sendo atemporal, e isso é maravilhoso, pois servimos a um Deus eterno e imutável.

 

Em seguida, Moisés nos leva a perceber quem somos: pó, limitados, seres mortais e cuja durabilidade de vida é totalmente insignificante à luz da eternidade de Deus (vs. 3-6). Nossa vida é certamente curta, vulnerável e frágil. Quem tem a garantia de que estará vivo daqui a um milésimo de segundo?

 

Então, no versículo 12, ele roga ao Senhor:

 

"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um coração sábio." (Sl 90:12)

 

Acredito que um dos maiores erros do ser humano é achar que ainda tem tempo o suficiente para executar tudo o que almeja em sua vida. Como já ouvimos, a única certeza que temos nessa vida é a da morte, que um dia chegará a todos nós. Todavia, o objetivo desse texto não é assustar ou amedrontar você, mas te levar a refletir sobre a forma como tens gastado o teu tempo, se de uma maneira sábia ou não.

 

A sabedoria é encontrada à medida em que somos ensinados a contar os nossos dias. Quer um exemplo bem simples? Como você viveria hoje se soubesse que seria o seu último dia de vida? Será que da forma que havia planejado ou de uma maneira totalmente diferente? Ah, se aprendêssemos a contar os nossos dias! Não precisaríamos perder para valorizar as pessoas que amamos. Gastaríamos mais tempo com a nossa família, nos doaríamos mais para a obra do Senhor, servindo-O de maneira completa e resoluta, pois temer a Ele é o princípio da sabedoria (Pv 9:10). Acredito que essa seria a forma que um servo de Deus viveria se aprendesse a contar os seus dias.

 

E você, como tem vivido hoje? De vez em quando é necessário refletirmos se temos vivido para o que realmente importa, a fim de que nossa paixão seja cotidianamente redirecionada ao Deus eterno.

 

Abaixo veremos a afirmação de um homem que aprendeu a contar os seus dias e a viver para o que realmente importa, cuja vida é exemplo para nós hoje, o apóstolo Paulo:

 

"Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, desde que eu complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus." (At 20:24)

 

Ele disse que em nada sua vida lhe era preciosa. Você já parou pra pensar no que isso significa? Significa que não importava mais o que ele poderia ganhar ou perder, desde que estivesse em Cristo. Significa que seu prazer não podia ser encontrado em qualquer outro lugar, além de em seu doce salvador. Significa que o seu desapego a esse mundo era tal que ele preferia mil vezes estar com Cristo, mas enquanto estivesse aqui na terra iria aproveitar cada segundo para o tornar conhecido de todos, seja na rua, na sinagoga, na praça ou na prisão. Seu interesse era pregar a respeito de Cristo, em tempo e fora de tempo, para que todos O conhecessem, e conhecendo O adorassem.

 

Nunca se esqueça de que enquanto há vida, há propósito. Se você está vivo hoje, é porque existe um propósito nisso. Todos nós recebemos uma missão, uma carreira, um ministério Nele. Só precisamos de olhos para enxergar isso. Sempre acorde com essa oração: "Senhor, qual propósito tens para mim hoje? Se eu estou vivo, é porque existe um propósito para mim. Não permita que eu o desperdice, mas ensina-me a contar os meus dias a fim de que eu obtenha um coração sábio. Não me permita valorizar demasiadamente as coisas passageiras e ilusórias dessa terra, mas que meu viver glorifique o teu precioso nome, hoje e sempre. Amém."

 

Thayse Fernandes

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.