Crendo quando não sinto nada - uma palavra aos que sofrem com dores emocionais

 

Temos percebido que, ao longo dos últimos anos, acentuaram-se os casos enquadrados no campo do que conhecemos como patologias emocionais. Sabemos que casos assim sempre existiram, muitas vezes imbuídos no recôndito do coração de homens e mulheres que costumavam carregar a sua dor sozinhos, seja por ignorância ou por medo do que a exposição poderia ocasionar. Todavia, hoje temos tido a oportunidade de conhecer melhor os aspectos que envolvem a saúde emocional - conhecimento que nossos pais ou avós talvez não tiveram - e como consequência, conseguimos cuidar melhor de nós mesmos, ao mesmo tempo que entendemos que não estamos sozinhos nessa luta, milhares de pessoas espalhadas ao redor do mundo têm enfrentado situações semelhantes, às vezes bem perto de nós.

 

Como ajudar amigos ou parentes que carregam dores emocionais, seja depressão, ansiedade, transtornos psíquicos, dentre outros? Ou ainda, o que fazer quando sou eu quem carrego essas dores?

 

Antes de tudo, precisamos entender que o sofrimento sempre fará parte de nossa vida, enquanto humanos. Até o dia em que desfrutaremos da promessa divina de que o próprio Deus nos enxugará dos olhos toda lágrima (Ap 21:4), passaremos por situações desafiadoras, angustiantes e sombrias. Inúmeros servos de Deus tiveram suas próprias batalhas e a Bíblia cita vários deles, como Jó, um homem íntegro, reto e temente a Deus, que nos momentos de maior dor de sua alma, abominou a sua própria vida (Jó 7:14); Jeremias, um servo escolhido por Deus desde o ventre para pronunciar as palavras Dele para o seu povo, amaldiçoou o dia do seu nascimento e questionou o fato de ter nascido (Jr 20:14-18); Elias, um profeta usado por Deus para fazer vários milagres e pregar o arrependimento e salvação em seu tempo, também pediu para si mesmo a morte (I Rs 19:3-4); e o próprio Jesus, filho de Deus, que envolvido pela excruciante angústia de sua alma, suou gotas de sangue (Lc 22:44), sentindo-se abandonado por todos, inclusive pelo próprio Deus (Mt 27:46).

 

Com isso, entendemos que servos de Deus também passam por sentimentos de angústia e dor, bem como também  estão suscetíveis à depressão. O fato de crermos em Deus não significa que estaremos isentos das tais circunstâncias, e o fato de as vivenciarmos não presume que estamos em pecado ou com falta de fé, visto que o nosso próprio Senhor, o capitão da nossa salvação, passou por dores semelhantes.

 

Com isso, também entendemos que não podemos ignorar ou fugir do sofrimento, ele faz parte das nossas vidas. O fato de crermos em Deus não nos isenta do sofrimento, mas nos dá ferramentas para o enfrentarmos. Temos Nele, a fé, a confiança, a proteção, o amor, a segurança de que nunca estamos sozinhos, além da sua própria presença, pois Ele disse que estaria conosco todos os dias (Mt 28:20), mesmo quando passarmos pelo vale da sombra da morte (Sl 23:4).

 

"Certo, Thayse, eu creio nessas verdades, mas não sinto isso. Eu sei que sou amada, perdoada, filha de Deus, mas tudo o que sinto é uma tristeza que não passa, uma angústia que envolve a minha alma de tal modo que à semelhança dos exemplos bíblicos, há momentos em que não consigo enxergar outra solução além da morte. Tenho dificuldades de sair de casa, não tenho prazer em estar com pessoas, por fora posso até transparecer que está tudo bem comigo, mas só eu sei as dores que carrego dentro do meu coração."

 

Querida irmã, não consigo imaginar o tamanho dessas dores, nem mensurar o quanto isso tem te angustiado. Mas eu quero te encorajar a crer que tudo passa, que nenhuma dor é para sempre. Por outro lado, existe alguém que te conhece como ninguém, que nunca te deixou e que está ao teu lado, não te julgando por sentir essas coisas, mas te abraçando e te dando a sua graça. Ele disse que a sua graça nos basta (II Co 12:9). Ele também disse que tudo está cooperando para o nosso bem (Rm 8:28), incluindo os capítulos mais sombrios da nossa história, também disse que o consolador estaria sempre conosco (Jo 14:16). Você precisa se apegar a tudo o que Ele disse, mesmo que não consiga sentir nada. Simplesmente porque Ele disse, Ele que é a verdade, Ele que te ama e Ele que cuida de você. Ele pode cuidar da sua vida, mesmo quando você não consegue fazer isso. Seus sentimentos podem falhar, mas Ele nunca falhou com você. E nunca deixará de usar de bondade com a sua vida (Sl 23:6). Pregue para você mesmo todos os dias as promessas divinas, até que seu coração creia completamente nelas.

 

Não deixe de procurar ajuda, seja de Deus, da família e amigos, ou dos profissionais. Entenda que você não é mais pecadora quando precisar usar medicamentos, os profissionais de saúde existem também como meios do cuidado de Deus por nós. Mesmo que seja necessário nesse momento usá-los, isso não diz respeito a quem você é.

 

Precisamos parar de julgar as pessoas por uma situação pontual que acontece em suas vidas. O fato de eu estar descrendo hoje não significa que sou uma incrédula. O motivo de eu estar triste hoje, não me define. Cristo é quem me define, Ele que diz quem eu sou. Em vez de julgarmos pessoas, que oremos por elas. Às vezes, ao invés de falar, só precisamos mostrar que estamos presentes, abraçando, enxugando as lágrimas e encorajando a continuar.

 

Tenho acompanhado de perto amigos e parentes que passam por doenças emocionais. Entendo como falar sobre isso é importante, por isso estamos com essa nova série aqui no Teologia e Feminilidade, para ajudar melhor aqueles que sofrem, sabedores de que também podemos ser essas pessoas.

 

Quando a vida não fizer sentido, precisamos nos lembrar do que o nosso irmão Spurgeon disse, também em meio à sua luta diária contra a depressão:

 

“Você não sabe, irmão, o quanto ainda há para viver; e você, minha irmã, não fale em morrer, pois você também tem muito mais a fazer. Você será como os homens que sonham, sua boca se encherá de riso, sua língua de cânticos e você vai dizer: ‘Grandes coisas o Senhor tem feito por nós."¹

 

Enquanto há vida, há esperança e também propósito de Deus a se cumprir em nós. Chegará o dia em que sorriremos novamente, enquanto esse dia não chega, não deixemos de louvá-lo.

 

"Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus! Agora estou profundamente abatido, mas me lembro de ti, desde o distante monte Hermom, onde nasce o Jordão, desde a terra do monte Mizar." (Salmos 42:5-6)

 

Precisamos trazer à memória aquilo que pode nos dar esperança (Lm 3:21), recordando-nos dos feitos do Senhor, pois o Deus que operou no passado continua operando hoje. O salmista questiona à sua alma o porquê estava abatido e angustiado, mas apesar disso, ele não perdeu a esperança e continuaria a louvá-Lo. Tem um louvor que gosto muito, inclusive baseado nesse salmo, sobre o estar satisfeito em Deus apesar do sofrimento.

 

"Que meus suspiros dêem lugar a canções que cantem a tua fidelidade

Que minha dor revele tua glória como meu único e verdadeiro descanso

Que minhas perdas me mostrem que tudo o que eu realmente tenho é a ti

Porque tudo o que eu realmente tenho é a ti

Então, quando eu estiver me afogando no mar

E todas as tuas rebentações e ondas quebrarem sobre mim

Eu hei de lembrar de teu plano de segurança

Tu és aquele que fez as ondas e teu filho saiu para sofrer em meu lugar e para me mostrar que estou seguro

Porque estou abatido? Porque me pertubo tanto?

Estou satisfeito em Ti."²

 

Deus não está distante de você nessa luta, Ele está com e por você. Ele é o teu Pai, assim você pode se achegar a Ele independente do que estejas passando hoje. Ele não vai te ignorar. Ei, Ele te ama. Como receptores desse amor, somos capacitados a amar os outros também como o mesmo amor com que somos amados, glorificando o autor de nossas vidas, até o dia em que estaremos todos juntos com Ele, sem dor, sem choro, nem luto, porque as primeiras coisas serão passadas. Sim, estaremos livres de tudo o que possa tirar a nossa paz. Sim, nos alegraremos todos os dias. Sim, desfrutaremos Dele eternamente (Ap 21:4). Maranata, ora vem Senhor Jesus!

 

Thayse Fernandes

 ______________________

 

1 ESWINE, Zack. A depressão de Spurgeon: esperança realista em meio à angústia. Editora Fiel.

 

2 Satisfeito em Ti, Brian Eichelberger, tradução disponível em: https://youtu.be/wPGbdFKPuTY?si=Pu5btgQa1mBHG8Ev

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.