O lugar do consolo

 

Acredito que todos chegamos a um consenso acerca de que o sofrimento e a tristeza fazem parte da vida de cada pessoa. Desde muito cedo, descobrimos o gosto amargo do sofrer. Seja porque o nosso picolé tão saboroso e desejado caiu no mar, ou porque tiramos nota baixa na prova de Física, fomos demitidos, ou ainda porque perdemos alguém que amamos. Outra verdade sobre nós que acredito que você já percebeu é que, às vezes, não conseguimos compreender muito bem as razões do nosso sofrimento ou da nossa tristeza. Há aqueles dias que nos levantamos e não nos sentimos tão animados. Um peso pousa em nosso coração. A alma fica pesada. Todos nós sofremos em alguma medida. Creio que esse entendimento sobre nós mesmos deveria nos levar a nutrir maior amor e empatia em relação ao nosso próximo. Nem sempre buscamos compreender os momentos difíceis da vida das pessoas. Muitas vezes nos apressamos a pontuar as nossas opiniões que nem sempre possuem boas intenções.


 Sabendo, portanto, que todos nós estamos sujeitos ao sofrer e que consequentemente vivemos ao lado de pessoas que também sofrem, hoje eu desejo escrever tanto para aqueles que estão em sofrimento como para os que estão próximos as pessoas que estão sofrendo.

 

Durante a nossa vida sempre nos deparamos com algo que nos faz sofrer. O nosso coração encontra a tristeza, a solidão, o vazio, a desesperança e acabamos nos encontrando sem forças para lutar. A angústia da alma é tão forte a ponto de sentirmos e pensarmos que o fim chegou. Parece não haver esperança, aparenta que não há nada que possa ser feito para mudar o que estamos vivendo. A vida, nesses momentos, parece-nos não fazer sentido. Palavras de apoio não têm mais efeito. Provavelmente alguém que está lendo esse texto já se sentiu (ou está se sentindo) assim, ou viu alguém passando por algo semelhante ao que foi descrito. Todas essas sensações e todos os pensamentos de desesperança acabam algumas vezes resultando em pensamentos de morte ou até mesmo em tentativas contra a vida.

  

É necessário entender duas questões. Você precisa entender o seu funcionamento e também quem Deus é. Primeiro, quando nos sentimos desesperançosos realmente é muito mais difícil enxergar um futuro diante de nós e os nossos pensamentos começam a seguir esse fluxo. Se você está se sentindo dessa forma, você precisa de ajuda. E essa ajuda deve ser profissional e também deve vir do seu círculo de apoio e suporte. Esse auxílio será de extrema importância para que você avalie os seus pensamentos, os seus contextos e as suas emoções. Você pode necessitar de acompanhamento psicológico, como também fazer uso de medicamentos. Isso pode cooperar positivamente em seu momento de sofrimento intenso. Segundo, você precisa entender quem Deus é. Ele é Alguém que não te abandona em seus períodos de aflição. Ele não se priva de ir atrás de você mesmo que você esteja nos piores lugares. Ele é um Pai de amor. Ele ama quem acredita que não é amado por ninguém. Ele continua te enxergando embora você pense que Ele não te vê. Ele continua  perseguindo você, embora pense que Ele já desistiu. Ele ainda ouve as suas fracas e quase silenciosas orações, aquelas que são feitas com poucas palavras e muitas lágrimas. Ele é o seu Lugar de consolo e Nele há cura. Até mesmo aquele que está desapegado à vida, volta a viver sorridente por causa do poder de Deus.

 

Não há sofrimento, dor de alma e doença que o nosso Deus não possa curar. E em nada do que vivenciamos Deus está alheio. Ele é Emanuel, O Deus que está conosco. Ele já mostrou o seu interesse em intervir e livrar muitas pessoas de seu sofrimento. O Senhor nos vê, escuta o nosso clamor, conhece as nossas aflições e vem em nosso auxílio.  Ao falar com Moisés sobre o clamor dos hebreus que estavam sendo oprimidos no Egito, Deus diz:


 

“De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los…” (Êxodo 3:7-8).

 


Eu te encorajo a ler todo o salmo 116. Apenas citarei os quatro primeiros versos aqui.

 

“Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos, eu o invocarei por toda a minha vida. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; fiquei aflito e triste. Então, invoquei o nome do Senhor: Ó Senhor, livra a minha alma.” (Salmos 116:1-4).


 

Meus amados irmãos, os seus sofrimentos, as suas angústias e os seus pensamentos de que viver não vale mais a pena chegam até os ouvidos do seu Deus. Jesus é um Deus que também se angustiou profundamente em sua alma. Ele sabe exatamente o que você sente e intercede por você, ele pode te livrar desse peso em seu coração. Essa não é a vontade Dele para você.

 

Por fim, quero falar diretamente com você que nesse momento é uma rede de apoio para alguém que está em sofrimento. Prepare-se para ser essa rede de suporte. Entenda bem a situação de quem sofre. Pesquise, leia e aprenda. Isso fará com que você não se apresse em suas palavras. Acima de tudo isso, ame. E se você ama, você chora com quem chora e o serve com toda a sinceridade. Lembre-se que amar é doar, é estar em um lugar de vulnerabilidade, é gastar tempo para curar feridas. Então, nem sempre será fácil e confortável, mas busque forças em Deus para que através de você o bálsamo e o alívio do Senhor cheguem a muitas pessoas que estão aflitas, mas que experimentarão a cura de Deus.

 

_____________________

Hellen Juliane


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.