O alívio para alma

 


Começo esse texto falando que servos do Senhor também sofrem! Sofrem com enfermidades! Sofrem com decepções! Sofrem com perdas! Sofrem com depressão! Sofrem também com ansiedade! Ah! A ansiedade! Vamos falar um pouco sobre ela?


Uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) constatou que há um país que lidera o ranking mundial do país mais ansioso do mundo, você sabe qual é? O Brasil! Cerca de 18 milhões de brasileiros têm transtorno de ansiedade. É importante destacar que todos nós somos ansiosos, até porque a ansiedade é uma reação normal do nosso corpo para enfrentar determinadas situações (por exemplo, fazer uma prova, ir a uma entrevista de emprego, o primeiro dia no trabalho, ou imagine você estar andando na rua e do nada se depara com um pitbull solto, automaticamente seu coração vai bater mais rápido e a ansiedade vai fazer você passar perto dele ou dar meia-volta e correr...) mas, ela se torna um problema, uma condição psicológica quando atrapalha a nossa vida e o nosso bem-estar.


·        - Mente acelerada;                     

·        -  Insônia;             

·        - Medo irracional (medo de sair na rua, de trabalhar, estudar);    

·         - Crise de choro;                       

·         - Falta de ar;                        

·         - Nervosismo;                         

·         - Excesso de pensamentos e preocupações;

·         - Dificuldade em se concentrar e relaxar;

·         - Respiração acelerada;

·         - Tremores;

·        - Fadiga.


Esses são alguns dos sintomas que a ansiedade causa, pessoas que sentem isso devem procurar profissionais para fazer tratamento e tomar medicação, porque é importante e necessário.

 

A medicina afirma que não existe cura para os transtornos de ansiedade, há apenas tratamento, e reconhecemos que as pessoas que fazem terapia, que são acompanhadas por psicólogos, que tomam medicação podem viver bem e ter uma melhora considerável. Entretanto, se você faz tudo isso, mas acha que não aguenta mais e está no seu limite, eu quero te falar que conheço alguém que para ele não há causa perdida, diagnóstico que não possa ser revertido (digo isso por experiência própria), alma aflita que ele não possa aliviar, quem é ele? Seu nome é Jesus Cristo! Esse nome é poder, é cura, é refúgio, é refrigério, é socorro, é calmaria, é vida!


É notável que a ansiedade não é algo atual, ela não é um problema que apareceu no século XXI, pois se assim fosse Jesus não falaria sobre isso (há mais de 2000 anos). Encontramos passagens bíblicas que mostram que ele abordou esse tema:


Em Mateus 6: 25-34 ele diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida [...] não vos inquieteis com o dia de amanhã.”


Também vemos o apóstolo Paulo falando aos filipenses para eles não andarem ansiosos por coisa alguma (Fp.4:6), aqui entendo que esse “andar ansioso” é algo constante, um estilo de vida, é quando a ansiedade rouba as nossas forças, domina o nosso coração, os nossos pensamentos e como consequência nós travamos, não conseguimos avançar e enfrentar a vida e seus desafios!


E olha que interessante: nos tempos de Jesus o povo já era ansioso. Todavia, não era como hoje, pois eles não tinham o que nós temos (tecnologia, internet, redes sociais...), à vista disso percebe-se como o mundo está acelerado! As pessoas estão agitadas! Estamos cercadas por muitas informações e pressões! A gente aumenta a velocidade da mensagem de voz do Whats App, duas vezes mais rápido, para escutar o que o outro diz! A ideia que se propaga hoje é que temos que ser o mais produtivo possível, que sempre devemos otimizar o nosso tempo para ser o melhor naquilo que fazemos! Temos que ser o mais rápido, o mais inteligente, o mais criativo, o mais... E às vezes, o que se passa na nossa mente é que temos tantas coisas para fazer que um dia (com 24 horas) é pouco para cumprir tantas demandas. A verdade é que há cobrança de todos os lados, e nós, seres humanos limitados, queremos dar conta de tudo, porém nós não conseguimos e com isso ficamos frustrados! Com a frustração vem a ansiedade!


Ao escrever esse texto também lembro do Evangelho de Lucas capítulo 10, a partir do versículo 38, que conta quando Jesus foi hospedado na casa de Marta. A passagem nos mostra que Maria sentou para ouvir os ensinamentos do Senhor, e eu fico imaginando essa cena: Maria deleitando-se naquilo que Jesus falava, enquanto sua irmã Marta estava agitada. Correndo de um lado para o outro. Ansiosa. É evidente que ela queria dar o melhor a Jesus, mas naquele momento ela devia entender o que era prioridade! Acho que ela estava em um nível de estresse tão grande que ela chega para Jesus e meio que diz “Ô Jesus! O Senhor não está vendo que eu estou aqui trabalhando sozinha? Estou com muitas demandas!  Maria está sentada aí sem fazer nada e eu estou aqui com mil coisas na cabeça! Mande Maria me ajudar! E Jesus contemplando os pensamentos e coração de Marta, olha para ela e talvez com uma voz bem tranquila diz: Oh, Marta! Você está muito inquieta, ansiosa, se preocupando demais. Marta! Pouco é necessário ou mesmo uma coisa só, tua irmã escolheu a melhor parte que nunca lhe será tirada!


Com isso, aprendemos que assim como Maria devemos escolher a melhor parte: Se concentrar em Jesus! Voltar os nossos olhos, coração e pensamentos para Ele!  Dar preferência a Ele! Não deixar que a ansiedade roube aquilo que deve ser prioridade em nossa vida: Estar aos pés de Jesus!


Ele é especialista em transformar! Transformar desertos em mananciais, pobreza em riqueza, trevas em luz, terra seca em pastos verdejantes, uma mente sobrecarregada em uma mente aliviada, um coração inquieto, angustiado e ansioso em um coração calmo, sereno, tranquilo, cheio de paz, a paz que excede todo o entendimento.


Gosto de uma citação de Elisabeth Elliot que diz “Trago a Deus minhas tristezas e ele me dá sua alegria. Trago-lhe minhas perdas e ele me dá seu ganho.  Trago-lhe meus pecados e ele me dá sua justiça. Trago-lhe minhas mortes e ele me dá sua vida.” e eu acrescento traga a Deus tuas ansiedades, teus medos, tuas preocupações e Ele te dá descanso, coragem e ânimo!


Se você acha que não tem mais jeito para a sua ansiedade, lembre-se o que o salmista diz “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma”, perceba que a ansiedade dominava o íntimo desse salmista, mas ele achou amparo no Senhor porque recebeu consolo e alívio para a sua alma, da mesma forma eu te digo que o Senhor oferece consolo e alívio para a tua alma.


Há um louvor que diz:


“Ele é a paz da minha estrada

A doce companhia do meu coração

O ombro amigo onde despejo minhas mágoas

O meu sorriso mais sincero

Esperança a cada novo amanhecer

O amor seguro que ninguém pode roubar”

 

Ele é a paz, a doce companhia, o ombro amigo, o motivo do nosso sorriso, Ele é a nossa esperança todos os dias, Ele é o nosso amor seguro!


Te encorajo após ler esse texto fechar teus olhos, respirar fundo e orar ao Senhor. Eu não sei como você está hoje, não conheço a tua história, mas Ele conhece! Apresente a Deus as tuas limitações, a tua vida, peça que Ele aumente tua fé, diga que sem Ele você não consegue, não suporta, mas com Ele você saltará muralhas, destruirá barreiras, atravessará desertos e vencerá a ansiedade! Lance sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de você! Amém!

 

  

Sara Abdala


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.